AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA TÉCNICA NAS ÁREAS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA Destaque

• Autor: Massuqueto, Kamila
  • Nome completo: KAMILA MASSUQUETO
  • Data de defesa: Sexta, 19 Fevereiro 2016
  • Imprenta: 2016, UFPR, Curitiba-PR
  • Orientador: Dr.ª Helena de Fátima Nunes Silva
  • Banca examinadora: Presidente: Dr.ª Helena de Fátima Nunes Silva Examinadores: Dr. Christian Luiz da Silva, Dra. Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz e Dr. Glauco Gomes de Menezes

Este trabalho analisa um Projeto decorrente de uma Política Pública denominado Programa Residência Técnica (RESTEC), fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Obras (SEOP) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), analisando à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS), as narrativas dos participantes envolvidos no Projeto: o Governo do Estado (SEOP), a UFPR e alunos residentes. Busca por meio de análise documental e entrevista narrativa, analisada a partir da técnica de categorização, junto aos gestores, executores e alunos residentes, identificar os elementos relacionados às três dimensões da TRS: informação, imagem e atitude. Os resultados encontrados evidenciam que o RESTEC foi um meio de agregar mão de obra à SEOP a partir da qualificação dos servidores e residentes, dada a situação problema da não contratação efetiva de servidores para atuarem na gestão de obras do Estado. Na dimensão informação houve linearidade no conhecimento relatado por todos os participantes acerca do objeto, apresentando o RESTEC como um projeto inserido no contexto de uma Política Pública para qualificação de servidores e residentes nas áreas de engenharia e arquitetura. Na dimensão imagem emergem as representações relacionadas às expectativas dos participantes em relação ao RESTEC, sendo as principais retratadas pelos residentes: oportunidade de inserção no mercado de trabalho e a qualificação para o setor público refletidas em um sentimento de gratidão e adjetivando o RESTEC como uma oportunidade única para recém-formados. Enquanto para os executores ficou o sentimento de falta de apoio e reconhecimento na institucionalização do Programa. Aos gestores ficou a sensação de dever cumprido, porém, pontuando algumas melhorias. Na dimensão atitude observa-se que apesar de vários aspectos negativos relatados, predomina a representação positiva dos participantes em relação ao RESTEC, e, dos benefícios por ele gerados no âmbito governamental, acadêmico e social.

• Palavras-chave: Representações Sociais. Política Pública. Trabalho. Programa Residência Técnica.

This paper analyzes a project resulting from a public policy named Technical Residence Program (RESTEC), the result of a partnership between the Government of the State of Paraná, through the Secretary of Public Works (SEOP) and the Federal University of Paraná (UFPR, analyzing to the Theory of Social Representations (TRS), narratives of the participants involved in the project: the State Government (SEOP), the UFPR and residents students. Search through document analysis and narrative interview, analyzed from the categorization technique, with the managers, performers  and resident students identify elements related to the three dimensions of TRS: information, image and attitude. Our results show that the RESTEC was a means of adding manpower to SEOP from the qualification of servers and residents, given the situation of the problem not effective hiring servers to work in state construction management. In the dimension information was linearity knowledge reported by all participants about the object, with the RESTEC as an inserted project in the context of a public policy to qualify servers and residents in the areas of engineering and architecture. In dimension image emerge representations related to the expectations of participants in relation to RESTEC, being the main portrayed by residents: opportunity to enter the labor market and the qualification for the public sector reflected in a sense of gratitude and adjectives the RESTEC as a unique opportunity for recent graduates. As for the performers was the feeling of lack of support and recognition in the program's institutionalization. Managers got the feeling of accomplishment, however, scoring some improvements. In the dimension attitude it is observed that despite several negative aspects reported, the predominant positive representation of the participants in relation to RESTEC, and the benefits it generated within the government, academic and social.

• Keywords: Social Representations. Public Policy. Work. Technical Residence Program.