TÉCNICAS E SOFTWARE DE VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO COMO AUXILIO A TOMADA DE DECISÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Informações adicionais

  • Autor: Bel, Wisland
  • Nome completo: WISLAND BEL
  • Data de defesa: Sexta, 12 Dezembro 2014
  • Imprenta: 2015, UFPR, Curitiba-PR
  • Orientador: Dr Celso Yoshikazu Ishida
  • Co-orientador: Dra Maria do Carmo Duarte Freitas
  • Banca examinadora: Presidente: Dr Celso Yoshikazu Ishida. Membro: Dra Maria do Carmo Duarte Freitas. Membro: Dra. Denise Maria Woranovicz Carvalho. Membro: Dra. Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz. Membro: Dr. Eduardo Lopes Marques. Membro:Dr. Ricardo Mendes Júnior.
  • Resumo:

     

    As Instituições de Ensino Superior (IES) não podem subestimar o volume de informação que dispõem e a necessidade de um sistema de informação eficaz para tratamento e análise desses dados. A informação tem que fluir da gestão da instituição para os funcionários, docentes e discentes e vice-versa. Essa informação reflete principalmente sobre os planos, políticas / decisões, programas, perspectivas e problemas da instituição. As IESs buscam tecnologia cada vez mais eficiente para o apoio nos procedimentos decisórios no processo de definição das novas estratégias e, melhoria da gestão institucional. Uma maneira de tratar eficazmente os desafios para a melhoria da qualidade da informação organizacional é proporcionar novos conhecimentos relacionados aos processos de ensino e entidades do sistema. Esse conhecimento pode ser extraído a partir de dados históricos e operacionais que residem em bancos de dados da organização, mas que não é tratado e nem tão pouco compreendido pelo desconhecimento de técnicas e ferramentas de visualização da informação. Daí, a importância do estudo que tem como objetivo investigar técnicas de visualização da informação disponíveis em software gratuito como auxílio a tomada de decisão de gestores nas Instituições de Ensino Superior. A pesquisa exploratória discute por meio de um levantamento bibliográfico os conceitos sobre: visualização de informação para tomada de decisão com suas técnicas, tecnologias e aplicações relacionadas à visualização da informação. Na fase experimental foram pesquisados quarenta softwares de visualização da informação, desses software dezenove são gratuitas que uma vez submetidos às etapas de triagem, de seleção, de avaliação por meio de mecanismo de interação e levantamento das técnicas de visualização foram reduzidos para dois com finalidade a simular a geração de informação em duas bases de dados educacionais. Foram identificadas vinte e duas técnicas de visualização de informação como facilitadoras no processo de representação da informação. Foram realizados dois experimentos com objetivo de extrair algumas informações que sejam úteis para um gestor educativo no seu processo de tomada de decisão utilizando as diversas técnicas de visualização presentes nos dois software selecionados. Espera-se que esta pesquisa seja útil para os gestores educacionais ou qualquer gerente de outra organização a fim de servir como guia na escolha das técnicas nos software gratuitos estudados nesta pesquisa facilitando o entendimento das informações por meio de representação gráfica como auxilio no processo de tomada de decisão.

  • Palavras-chave: Tecnologia da informação, Sistema de informação, Visualização da informação, Instituição de Ensino Superior, Tomada de decisão.
  • Abstract:

     

    Higher Education Institutions (HEIs) can not underestimate the amount of information available to them and the need for an effective information system for processing and analysis of such data. The information has to flow the institution's management to the staff, teachers and students and vice versa. This information reflects primarily on the plans, policies / decisions, programs, prospects and problems of the institution. HEIs are increasingly seeking more efficient technology to support the decision-making procedures in the process of defining new strategies and improving institutional management. One way to effectively address the challenges to improve the organizational quality of the information is to provide new knowledge related to educational processes and system entities. This knowledge can be extracted from historical and operational data residing in the organization's databases, but it is not treated and nor understood by the lack of technical knowledge and information visualization tools. Hence the importance of the study that aims to investigate the information visualization techniques available in free software as an aid to decision making managers in Higher Education Institutions. Exploratory research discusses through a literature review on the concepts: information visualization for decision making with their techniques, technologies and applications related to imaging. In the experimental phase, were investigated forty information visualization software, these software are free nineteen once subjected to screening steps, selection, evaluation through interaction mechanism and survey of visualization techniques were reduced to two with the purpose simulating the generation of two educational information in the database. Were identified twenty-two information visualization techniques as facilitators in the information representation process. Two experiments were conducted in order to extract some information that is useful for an educational manager in its decision-making process using the various visualization techniques present in the two selected software. It is hoped that this research will be useful for educational managers or any other organization manager to serve as a guide in the choice of techniques in free software studied in this research facilitating the understanding of the information by means of imaging as an aid in making decision.

  • Keywords: Information of Technology, Information System, Information Visualization, Higher Education. Decisions Making
Ler 2091 vezes

Curta nossa Fan Page

Linguagem do site

 

Fale conosco: (41) 3360-4191
Localização:Localização através do Gogle Maps  
  • Facebook do Mestrado PPGCGTI
  • Twitter: PPGCGTI
© 2013 Francisco Soares - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Campus III, Jardim Botânico - Curitiba - Paraná - Brasil.