A LIBRAS COMO ELEMENTO DE ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL PARA O SURDO NO MERCADO DE TRABALHO

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  • Autor: Mezzari, Vanessa Caroline
  • Nome completo: VANESSA CAROLINE MEZZARI
  • Data de defesa: Quarta, 25 Fevereiro 2015
  • Imprenta: 2015, UFPR, Curitiba-PR
  • Orientador: Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas.
  • Banca examinadora: Presidente: Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas. Membro: Dra. Denise Maria Woranovicz Carvalho. Membro: Dra. Cassandra Ribeiro Joye. Membro: Dr. José Elmar Feger.
  • Resumo:

     

    Vygotsky afirma que a aprendizagem acontece por meio da interação social, mediada por instrumentos e signos, sendo que o principal signo é a linguagem (MOREIRA, 2011). A língua oral é compartilhada pelos ouvintes, enquanto a língua de sinais é compartilhada pelas pessoas surdas; assim surdos e ouvintes, geralmente não compartilham uma língua comum, não interagindo, nem mesmo despertando o compartilhamento de informações e consequente aprendizado. Uma das possibilidades de se garantir o aprendizado é por meio do acesso e uso da informação, que levam de forma subjacente à escolarização, qualificação e inserção no mercado de trabalho. Pesquisa exploratória e descritiva, de natureza aplicada, do tipo mista. Utilizou-se no método de pesquisa uma survey com questões direcionadas aos surdos de Foz do Iguaçu com idade entre 15 e 59 anos. Acrescida de entrevistas com empresas e de outro questionário com professores de surdos da mesma cidade. A amostragem é não probabilística, do tipo intencional. Este estudo analisa a acessibilidade informacional do surdo, bem como sua inserção no mercado de trabalho por meio do uso da Libras. Mapeia as políticas públicas e legislação vigente no Brasil que beneficiam a inclusão social do surdo. Investiga a Libras como elemento de interação social e consequente aprendizagem. Mapeia os motivos que levam o surdo ingressar ou não no mercado de trabalho. Enumera os fatores motivadores da entrada ou não do surdo no mercado de trabalho, pelo viés das empresas. Investiga, sob a ótica dos professores, a realidade vivenciada pelo aluno surdo em sala de aula, que, mesmo de forma subjacente, modifica sua inserção no mercado de trabalho. Os principais resultados levantados foram: importância da língua de sinais na interação do surdo em sociedade; falta de qualificação do surdo como elemento que motiva o seu não ingresso ao mercado de trabalho; falta de comunicação entre surdos e ouvintes como dificuldade no momento de contratar o surdo; dificuldades dos surdos no domínio da Língua Portuguesa; acesso à informação desigual entre surdos e ouvintes; Ensino Médio insuficiente na preparação para o mercado de trabalho; e lei como dispositivo de inclusão social. Conclui que o não compartilhamento de uma língua comum entre surdos e ouvintes é a principal dificuldade enfrentada pelo surdo em sociedade e consequentemente na sua inserção no mercado de trabalho, visto que impede que o acesso e o uso da informação por parte do surdo aconteça de forma espontânea e eficaz. A disseminação da Libras entre os ouvintes é uma das formas de minimizar as barreiras enfrentadas pelos surdos. Empresas, surdos e professores já compartilham este entendimento da importância da língua de sinais para a interação social do surdo, gerando aprendizagem e inserção no mercado de trabalho.

  • Palavras-chave: Libras; uso da informação; mercado de trabalho; aprendizagem.
  • Abstract:

     

    Vygotsky states that the learning happens through the social interaction mediated by instruments and signs, being that the main sign is thelanguage (MOREIRA, 2011). The listeners share the oral language, while deaf people share the sign language; thus deaf and listeners usually do not share a common language, not interacting, nor even arousing the information sharing and consequent learning. One of the possibilities to ensure the learning it is by the information access and use, leading in an underlying form the schooling, qualification and insertion into the labor market. It is an exploratory and descriptive research, of applied nature, quantitative and qualitative type. It was used as a  research method a survey with directed questions to the deaf of Foz do Iguaçu, aged between 15 and 59 years. Additioned by interviews with companies and another questionnaire with teachers of deaf people in the same city. The sampling is non-probabilistic of the intentional type. This study analyses the informational accessibility of the deaf as well as their insertion into the labor market through the use of Libras. It maps the public policy and current legislation in Brazil, which benefit the social inclusion of the deaf. It investigates the Libras as a social interaction element and consequent learning. It maps the reasons leading the deaf to join or not in the labor market. It lists the motivating factors of the deaf entry or not in the labor market, from the perspective of companies. It investigates, by the teacher‟s sight, the experienced reality by the deaf student in the classroom, that even the underlying form, modify its insertion in the labor market. The main results raised were: the importance of sign language in the interaction of the deaf in the society; lack of qualification by the deaf, as an element that motivates the not admission in the labor market; lack of communication, between deaf and listeners, as difficulty at the moment of hiring the deaf; difficulties of the deaf people in the field of Portuguese; unequal information access between deaf and listeners; High School insufficient in the preparation to the labor market; and legislation as a device of social inclusion. It concludes that the not sharing a common language between deaf and listeners is the main difficulty faced by the deaf in the society and consequently in his insertion into the labor market, as it impedes that the information access and use, by the deaf happens spontaneously and effectively. The dissemination of Libras between listeners is a way to minimize the barriers faced by the deaf. Companies, deaf and teachers already share this understanding of the importance of sign language for the deaf social interaction, creating learning and insertion into the labor market.

  • Keywords: Libras; information use; labor market; learning.
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