O PAPEL DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO EM EMPRESAS VENCEDORAS DO PRÊMIO PARANAENSE DA QUALIDADE EM GESTÃO (PPrQG): UM ESTUDO MULTICASO

• Autor: Hoshiguti, Letícia Yuriko
  • Nome completo: LETICIA YURIKO HOSHIGUTI
  • Data de defesa: Segunda, 16 Dezembro 2013
  • Imprenta: 2013, UFPR, Curitiba-PR
  • Orientador: Dr. Edelvino Razzolini Filho
  • Banca examinadora: Presidente: Dr. Edelvino Razzolini Filho. Membro: Dra. Helena de Fátima Nunes Silva. Membro: Dr. Antonio Gonçalves de Oliveira.

Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo qualitativo sobre o papel da informação no processo de tomada de decisão dos gestores de três empresas paranaenses vencedoras do Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PprQG), Ciclo 2012. Por meio de referenciais teóricos e empíricos, relaciona a importância da informação; o conhecimento e a organização do conhecimento; a gestão da informação e suas ferramentas; e o processo de tomada de decisão, objetivando entender o papel da informação no processo de tomada de decisão de gestores que atuam em organizações que utilizam o Modelo de Excelência da Gestão (MEG- FNQ), focando em seu Critério 5 – Informações e Conhecimento. A metodologia do estudo tem como método o estudo multicaso, utilizando para coleta de dados um questionário estruturado, observação direta não participante e pesquisa documental. Os resultados apontam que a informação exerce papel-chave para os gestores fundamentarem suas decisões e aprimorarem os conhecimentos pessoal e organizacional, sendo portanto percebida como ingrediente estratégico para a organização. Esses gestores se apoiam fortemente nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), mantendo-se atualizados com os recursos que conferem agilidade para a gestão da informação organizacional. Conclui que o Critério 5 – Informações e Conhecimento atua na prevenção às deficiências informacionais apontadas na literatura, sendo valorizado ao ponto de seis entre sete gestores considerarem que sua valoração - estabelecida pelo PPrQG em relação aos demais critérios - deveria ser elevada. Por fim, o estudo sugere a possibilidade de o Critério 5 dedicar-se especificamente a Informações, com o intuito de potencializar abordagens específicas desse ativo intangível, que é próximo e interconectado com Conhecimento, mas tem possibilidade de gestão distinta.

• Palavras-chave: Informação. Gestão da Informação. Processo de tomada de decisão. Modelo de Excelência da Gestão.

This dissertation presents the results of a qualitative study on the role of information in decision- aking of the managers of three firms, awarded of Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PPrQG), 2012 cycle. Through theoretical and empirical reference, relates the importance of information, knowledge and knowledge organization, information management and its tools, and the decision-making process, aiming to understand the role of information at firms which use the Modelo de Excelência da Gestão® MEG-FNQ (Management Excellence Model), focusing on Criterion 5 - Information and Knowledge. The methodology of the study is the method multicase study using data collection techniques of structured questionnaire, direct non-participant observation and documentary research. The results indicate that information plays a key role for managers, substantiate their decisions and improve the personal and organizational knowledge, thus being perceived as a strategic ingredient for the organization. These managers rely heavily on Information and Communication Technologies (ICTs), keeping updated with features that provide flexibility for the management of organizational information. Further, concludes that Criterion 5 - Information and Knowledge prevents the informational shortcomings identified in the literature, being valued to the point that six out of seven managers consider that the valuation - given by PPrQG Criterion 5 for the remaining criteria - should be raised. Finally, the study suggests the possibility of Criterion 5 specifically engage in information, in order to enhance specific approaches that intangible asset that is near and interconnected with knowledge, but has the possibility of separate management.

• Keywords: Information. Information Management. Decision making process. Management Excellence Model.