MODELO DE PLATAFORMA DE INFORMAÇÕES EMPRESARIAIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA CIDADE DE LA PAZ, BOLÍVIA

• Autor: Aranda, Miguel Ángel Delgado
  • Nome completo: MIGUEL ÁNGEL DELGADO ARANDA
  • Data de defesa: Quinta, 12 Dezembro 2013
  • Imprenta: 2014, UFPR, Curitiba-PR
  • Orientador: Dr. José Simão de Paula Pinto
  • Banca examinadora: Presidente: Dr. José Simão de Paula Pinto. Membro: Dr. Egon Walter Wildauer Membro: Dr. Ademir Clemente

Analisa e discute o estado atual das micro e pequenas empresas na América do Sul, com relação às tecnologias de informação e gestão do conhecimento como mecanismos para melhorias administrativas, com ênfase em La Paz / Bolívia. Por meio de pesquisa documental e na literatura, mostra a importância das micro e pequenas empresas e seu crescimento quantitativo, bem como as políticas relacionadas à tecnologia da informação em países da América do Sul. Por meio de entrevistas em profundidade, como meio de ferramenta de pesquisa, apresenta, analisa e discute o uso e o impacto da tecnologia da informação nas micro e pequenas empresas em La Paz, abordando conceitos de informação e gestão do conhecimento e da sua importância em nível estratégico nas organizações. Discute questões relacionadas com a investigação científica e geração de conhecimento na Bolívia, como fatores que afetam o negócio e o desenvolvimento nacional, com destaque para o ensino superior como meio de criar informação e conhecimento a ser aplicado em ambientes organizacionais. Com base em uma análise descritiva e entrevistas, apresenta práticas para o desenvolvimento de uma plataforma web para informações de negócios, para criar laços entre alunos e professores de universidades, empreendedores e micro empresários, com o objetivo principal de incentivar a transferência de informações, criar conhecimento e melhorar a aspectos administrativos das empresas. Como conclusão, foi considerada importante trabalhar em conjunto com a participação de autoridades nacionais e da sociedade para estabelecer um ambiente para o desenvolvimento da tecnologia da informação, gestão da informação e do conhecimento na Bolívia.

• Palavras-chave: micro e pequenas empresas, tecnologias da informação, informação estratégica, setor empresarial na Bolívia, plataforma de informação empresarial.

Analyzes and discusses the current state of micro and small enterprises in South America, with relation to information technologies and knowledge management as a way to administrative improvements, placing emphasis on La Paz / Bolivia. By a documental and literature research shows the importance of micro and small enterprises and its quantitative growth, as well as policies relating to information technology in countries in South America. By using in-depth interviews as a means of research tool, presents, analyze and discuss the use and impact of information technology on micro and small enterprises in La Paz, addressing concepts of information and knowledge management and its importance at the strategic level of organizations. Discusses issues related to scientific research and knowledge generation in Bolivia, as factors affecting the business and national development, highlighting higher education as a means of creating information and knowledge to be applied in organizational environments. Based on a descriptive analysis and interviews, presents practices for developing a business information web platform and thus create links between students and teachers of universities and entrepreneurs and micro entrepreneurs, with the main purpose of encourage the transfer of information, create knowledge and improve the administrative aspects of the enterprises. As conclusion, was considered important to work together with the participation of national authorities and society to establish an environment for development of information technology, information and knowledge management in Bolivia.

• Keywords: micro and small enterprises, information technology, strategy, business sector in Bolivia, enterprise information platform.