INFORMAÇÃO DE QUALIDADE SOB A ÓTICA DE MONTADORAS AUTOMOTIVAS NO ESTADO DO PARANÁ

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  • Autor: Zarpelon, Marcio Ivanor
  • Nome completo: MARCIO IVANOR ZARPELON
  • Data de defesa: Terça, 18 Dezembro 2012
  • Imprenta: 2013, UFPR, Curitiba-PR
  • Orientador: Dra. Denise Maria Woranovicz Carvalho
  • Banca examinadora: Presidente: Dra. Denise Maria Woranovicz Carvalho. Membro: Dr. Ubiratã Tortato. Membro: Dr. Edelvino Razzolini Filho.
  • Resumo:

     

    Nesta dissertação investiga-se qual o conceito adotado sobre o que é informação de qualidade, para as indústrias do segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Método: Por meio de pesquisa bibliográfica referente à qualidade da informação, foram visualizados modelos que segmentam a avaliação da qualidade da informação em dimensões, para formatação de um conceito extrínseco. Estas definições dos autores cotejados sobre qualidade da informação foram confrontadas com o conceito prático que as empresas pesquisadas utilizam. Foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado em duas indústrias. Este questionário piloto serviu de subsídio para a elaboração e aplicação de um questionário estruturado, que foi posteriormente aplicado nas no segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Resultado: Foi evidenciada ausência de unanimidade entre os modelos dos autores citados, tanto na quantidade das dimensões quanto na nomenclatura utilizada. Portanto, elaborou- se a proposta de um modelo que pode ser utilizado para padronizar os modelos referentes qualidade da informação analisados. Este modelo proposto, chamado de INFOQUAL, pode auxiliar no direcionamento das ações práticas para extrair, manter e utilizar tais informações. Conclusão: Foi evidenciado que, ao serem questionadas sobre o que é uma informação de qualidade, as indústrias que participaram da pesquisa normalmente conduzem a resposta para uma ótica intrínseca, contemplando de duas a três dimensões, e não sob a ótica extrínseca, conforme definido nos modelos dos autores referenciados e no modelo INFOQUAL proposto – composto de vinte dimensões para analisar-se uma informação de qualidade. Apesar desta gama limitada de dimensões apresentada nas respostas, o segmento das montadoras automotivas no estado do Paraná apresentou ações práticas para extrair, manter e utilizar informações de qualidade. Há ações a serem implementadas, bem como metodologias, ferramentas e tecnologias, que podem melhorar o entendimento e a efetividade das informações nas indústrias entrevistadas.

  • Palavras-chave: Informação. Informação de Qualidade. Modelos para qualidade da informação.
  • Abstract:

     

    This dissertation investigates which concept is adopted of what is quality information for industries segment of the automotive manufacturers in the state of Paraná. Methods: Through literature research regarding the quality of information, were visualized models that target the assessment of the information quality dimensions, for a concept extraneous. These definitions of the authors collated about information quality were confronted with the practical concept that companies surveyed use. Was developed and implemented a semi-structured questionnaire in two industries. This pilot questionnaire served as a grant for the development and implementation of a structured questionnaire, which was subsequently used in the segment of automotive assembly plants in the state of Paraná. Results: It was evident absence of unanimity among these models the authors collated, both in quantity of dimensions as the nomenclature used. Therefore, we prepared a proposal for a model that can be used to standardize the quality of information regarding models analyzed. This model, called INFOQUAL, can assist companies about direction of practical or actions to extract, maintain and use such information. Conclusion: It was shown that, when questioned about what is quality information, the industries that participated in the survey usually lead the response to an intrinsic perspective, covering two to three dimensions, and not from the perspective extrinsic, as defined in the models of authors compared and the model proposed INFOQUAL - composed of twenty dimensions up to analyze quality information. Despite this limited range of dimensions presented in the responses, the segment of automotive assembly plants in the state of Paraná practice actions to extract, maintain and use quality information. Actions can be implemented, as well as methodologies, tools and technologies in order to improve the understanding and effectiveness of information in the industries surveyed.

  • Keywords: Information. Quality information. Models for quality information.
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