INFORMAÇÃO COMO RECURSO PARA FORTALECER A GESTÃO ORGANIZACIONAL - ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

• Autor: Nhasengo, Bernardo Cândido David
  • Nome completo: BERNARDO CÂNDIDO DAVID NHASENGO
  • Data de defesa: Quarta, 21 Novembro 2012
  • Imprenta: 2012, UFPR, Curitiba-PR
  • Orientador: Dr. Edelvino Razzolini Filho
  • Co-orientador: Dr. José Simão de Paula Pinto
  • Banca examinadora: Presidente: Dr. Edelvino Razzolini Filho. Membro: Dra. Sônia Maria Breda. Membro: Dr. Denis Alcides Rezende.

Organizações educacionais são vistas como sistemas que processam grandes quantidades de informações, e, como forma de melhorar o seu desempenho e promover vantagem competitiva, procuram cada vez mais a relevância de novos produtos e serviços de informação. O objetivo deste estudo foi de identificar como o recurso informação fortalece a gestão de uma instituição de ensino superior pública em Moçambique. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória realizada por uma revisão da literatura sobre gestão da informação e uma pesquisa transversal em uma instituição de ensino superior pública em Moçambique, com uma abordagem descritiva e qualitativa. Foram utilizados análise documental, observação participante e um questionário estruturado composto por quatro partes: determinação das necessidades informacionais, coleta, distribuição e uso da informação; foi aplicado a 40 (de 45) pessoas com posições de liderança e direção, pessoal administrativo e professores em tempo integral. Os resultados foram analisados a partir da perspectiva do modelo de Davenport e Prusak. Com base nos recursos de informação disponíveis na instituição foram detectadas várias práticas de gestão da informação. Percebeu-se o uso de mecanismos como memorandos e relatórios, bem como, telefone e e-mail, reforçando uma tradição cultural da oralidade na divulgação das informações. Recursos de tecnologia da informação não são devidamente utilizados, embora sejam suportados pela instituição. Em conclusão, nem todos os recursos de informação são utilizados regularmente pela equipe para melhorar o processo de gestão. Há necessidade de melhorar o uso desses recursos, a fim de atender às necessidades de informação da instituição. Os recursos de informação não foram percebidos como relevantes para melhoria da gestão organizacional, apesar da literatura e desta pesquisa mostrarem de forma inequívoca que são fundamentais. Apresenta recomendações para melhorar o processo informacional da instituição em que foi realizada esta pesquisa.

• Palavras-chave: Informação. Recursos Informacionais. Gestão Organizacional. Gestão da Informação. Instituição de Ensino Superior.

Educational organizations are seen as systems that process large amounts of information and as a way to improve its performance and promote competitive advantage increasingly seek the relevance of new products and information services. The aim of this study was to identify how resources information improve the management of a public institution of higher education in Moçambique. The method was an exploratory research performed by a literature review on information management and a survey with cross-sectional time in a public institution of higher education in Moçambique, with a descriptive and qualitative approach. Were used documentary analysis, participant observation and a structured questionnaire with 4 parts: needs assessment, collection, distribution and use of information; was applied to 40 (from 45) people with leadership and direction positions, administrative staff and full-time teachers. The results were analyzed from the perspective of Davenport and Prusak's model. Based on the available informational resources at the institution were detected various practices of information management. It was perceived the use of mechanisms such as memos and reports, as well as telephone and email, reinforcing a cultural tradition of orality in information dissemination. Information technology features was not appropriately used, although there is supported by institution. In conclusion, not all information resources are used regularly by staff to improve the management process. There is a need to focus on the use of these resources in order to meet the informational needs of the institution. The information resources weren't perceived as relevant to improve organizational management, despite the literature and this survey demonstrate unequivocally it's fundamental importance. Presents recommendations for improving the informational process of institution in that was conduced this research.

• Keywords: Information. Informational Resources. Organizational Management. Information Management. Higher Education Institution.