REDES SOCIAIS ONLINE COMO FONTES DE INFORMAÇÃO: CONSIDERAÇÕES QUANTO AO MODELO DE USO DA INFORMAÇÃO E AO MODELO DE CRIAÇÃO DE SIGNIFICADO

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  • Autor: Ritzmann, Bárbara Nascimento Barbosa
  • Nome completo: BÁRBARA NASCIMENTO BARBOSA RITZMANN
  • Imprenta: 2012, UFPR, Curitiba-PR
  • Orientador: Dra. Helena de Fátima Nunes Silva
  • Co-orientador: Dra. Denise Fukumi Tsunoda
  • Resumo:

     

    Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que visa discutir os mecanismos para identificação de informações provenientes de redes sociais online, a partir de modelos de uso da informação e criação de significado. Realiza um diagnóstico de uma rede social online, alvo de interesse de uma organização, para reconhecimento das características e possíveis conteúdos disponíveis. Identifica as necessidades de informação de uma organização e expectativas em relação à rede social online, com base no modelo de uso da informação de Choo. Busca informações na rede social online em consonância com as necessidades e expectativas identificadas. Verifica os significados das informações identificadas com base nos modelos de criação de significado de Weick e de Dervin. Discute, com base na teoria, o resultado da aplicação empírica dos modelos. Adota como método de pesquisa o estudo de caso e utiliza como técnicas de coleta e análise de dados a observação simples, reunião com especialistas, mineração de dados, entrevistas em profundidade, visualização da informação, e análise de conteúdo. Aponta como resultado do diagnóstico que a organização, alvo do estudo, tem uma necessidade de informação e que a mesma pode ser atendida, em parte, pelos comentários postados nos grupos de discussão da Rede Social online. Identifica como necessidade da organização encontrar na rede informações sobre os projetos construídos coletivamente alinhados com as temáticas prioritárias do Projeto Curitiba 2030, e descobrir informações que auxiliem o surgimento de novos projetos a partir da articulação entre os atores da rede e outros parceiros da organização. Os resultados da mineração de dados não atenderam as expectativas do estudo e foram desconsiderados na continuidade da pesquisa. Conclui que o modelo de uso da informação é um mecanismo possível para identificação de necessidades de informação de uma organização e a visualização da informação por meio de nuvens e árvores de palavras pode ser aplicado como método para identificação de informações significativas extraídas de uma rede social online como fonte de informações. A criação de significado a partir das nuvens e árvores, apesar das informações não serem precisas, fornecem pistas e ideias para buscas posteriores em outras fontes, confirmando ou não as informações apresentadas no grupo de discussão da rede social pesquisada.

  • Palavras-chave: Redes Sociais online. Fonte de Informação. Modelo de Uso da Informação. Necessidades de Informação. Criação de Significado
  • Abstract:

     

    This is a qualitative, exploratory and descriptive research that discusses the mechanisms for identification of information coming from online social networks, using information use and sense making models; it diagnoses a target online social network that interests an organization, in order to recognize its characteristics and potentially available content; it identifies the information needs of an organization and its expectations in relation to the online social network, based on Choo’s information use model; it seeks information on the online social network in congruence with identified needs and expectations; it verifies the meaning of the identified information based on Weick and Dervin’s sensemaking model; and it discusses, based on theory, the empirical application of the models. This research adopts the case study method and uses simple observation, meetings with experts, data mining, interviews, information visualization and content analysis as data collection and data analysis techniques. As a result, the research points out that the target organization’s information needs can be supplied, in part, by comments posted on discussion groups at Rede Social Online. The research shows that the organization needs to find at Rede information about the collectively constructed projects aligned with the priority themes from Projeto Curitiba 2030, and to find out information that helps the initiation of new projects from the articulation between Rede’s actors and other organizational partners. Results from data mining did not reach the expectations of this study and were ignored. It concludes that the information use model is a potential mechanism for the identification of information needs of an organization and that information visualization using word clouds and trees could be applied as a method for the identification of meaningful information extracted from an online social network. The meaning creation based on clouds and trees, besides imprecise information, gives clues and ideas for post search in other sources, confirming or disconfirming the information presented in the discussion group at the social network studied.

  • Keywords: Online Social Networks. Information Source. Information Use Model. Information needs. Sensemaking
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