CRIAÇÃO E PARTILHA DO CONHECIMENTO EM EMPREENDIMENTOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: O CASO DA ASSOCIAÇÃO DAS PADARIAS COMUNITÁRIAS “FERMENTO NA MASSA”

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  • Autor: Ribeiro, Lourença Santiago
  • Nome completo: LOURENÇA SANTIAGO RIBEIRO
  • Data de defesa: Terça, 29 Março 2011
  • Imprenta: 2011, UFPR, Curitiba-PR
  • Orientador: Dr. Edelvino Razzolini Filho
  • Banca examinadora: Presidente: Dr. Edelvino Razzolini Filho. Membro: Dr. André Langer. Membro: Dr. Egon Walter Wildauer. Membro: Dr. Armando João Dalla Costa
  • Resumo:

     

    Pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Teve como objetivo analisar a criação e a partilha do conhecimento em empreendimentos praticantes de economia solidária a partir da realização de um estudo de caso único desenvolvido na Associação das Padarias Comunitárias Fermento na Massa, sediada no município de Curitiba. A população estudada é composta pelo grupo gestor da Associação, formado por educadores sociais, assessores e representantes de cada padaria ou unidade de produção. Os dados foram coletados pela técnica de observação, da realização de entrevistas estruturadas e da aplicação de questionários. O objetivo principal se desdobrou em 5 objetivos específicos: análise do papel da informação no processo de criação do conhecimento; caracterização dos empreendimentos praticantes de economia solidária; identificação e análise dos elementos físicos e cognitivos que impactam a criação e a partilha do conhecimento e a apresentação da metodologia utilizada na criação e na partilha do conhecimento no âmbito do empreendimento estudado. As informações coletadas apontaram para a importância da diversidade cultural, da motivação em aprender e em partilhar informações e conhecimento, do bom relacionamento entre os membros, da importância do objetivo da organização, dos valores cultivados, da forma gestão, das práticas sociais, do processo produtivo, do ambiente, da cultura organizacional e dos treinamentos e capacitações para a criação e a partilha do conhecimento no âmbito do empreendimento estudado. Constatou-se que nesse âmbito, a informação é utilizada principalmente para a resolução de problemas e que o CEFURIA supre as necessidades informacionais da Associação. Verificou-se a predominância do conhecimento tácito, não estruturado, pessoal e de senso comum, e que a criação do conhecimento se dá principalmente pela conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito – socialização. As fases de criação do conhecimento identificadas foram: compartilhamento de conhecimento tácito; a criação de conceitos; a justificação dos conceitos e construção de protótipos. O compartilhamento do conhecimento se dá pela observação direta, pela experimentação e comparação e pela execução conjunta. O empreendimento estudado apresentou todos os critérios necessários para que exista criação e partilha do conhecimento.

  • Palavras-chave: Informação, Conhecimento, Criação de conhecimento, Partilha de conhecimento, Economia solidária, Empreendimento de economia solidária.
  • Abstract:

     

    An exploratory and descriptive research with a qualitative and quantitative approach. It aimed to analyze the creation and sharing of the knowledge in business based on solidarity economy, starting from a case developed at the Padarias Comunitárias Fermento na Massa association, settled in Curitiba. The studied population was the management group of this association, formed by social educators, advisors and representatives of each bakery or production unit. The data were collected by observation, structured interviews and questionnaires. It analyses the role of the information in the process of the knowledge creation, it characterizes ventures which put in practice the solidarity economy, it identifies and analyses the physical cognitive elements that impact in the creation and sharing of the knowledge and introduces the methodology used in the process of creation and knowledge share in the ventures studied. With all the information collected, it was verified the cultural diversity in that environment, the motivation to entrepreneur and to share information and knowledge, 94,74% of the people who answered the questionnaire said they were motivated to innovate, test and use the new ingredients, by sharing information andknowledge. Other things were also checked as the good relationship between each member, the importance of the objectives, the cultivated values, the way of managing, the productive process of the environment, the organizational culture and the trainings provided for the creation and sharing of knowledge within the enterprise studied. It was found that in the studied environment, the information is used, mainly, to solve problems and that the CEFURIA meets the needs of the association. The tacit knowledge was seen as predominant, not structured, personal and of common sense, and that the knowledge creation is primarily the conversion of tacit knowledge into a tacit knowledge - socialization, the phrases identified about the creation of the knowledge were: tacit knowledge sharing, concepts creation, the justification of the concepts and the building of prototypes, the knowledge sharing comes by the direct observation, by experimentation and comparison and by the joint implementation execution. Concluding, the studied venture has showed all the necessary criteria for the existence of creation and knowledge sharing.

  • Keywords: Information, Knowledge, Creation of Knowledge, Knowledgeshar- ing, Solidarity economy, Enterprise solidarity economy.
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