A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO FRENTE AOS SITES DE REDES SOCIAIS

• Autor: Lima, Gisele Passos
  • Nome completo: GISELE PASSOS LIMA
  • Data de defesa: Quinta, 07 Abril 2011
  • Imprenta: 2011, UFPR, Curitiba-PR
  • Orientador: Dra. Patrícia Zeni Marchiori
  • Banca examinadora: Presidente: Dra. Patrícia Zeni Marchiori. Membro: Dra. Adriana Machado Casali. Membro: Helena de Fátima Nunes Silva.

Pesquisa exploratória que utiliza a Teoria Fundamentada em Dados como estrutura analítica para analisar a percepção dos profissionais de comunicação quanto ao papel e à assimilação de sites de redes sociais no provimento dos seus serviços às organizações. Caracteriza os sites de redes sociais, discutindo-os enquanto fenômeno da comunicação e da informação; descreve a experiência e o sentido atribuídos aos profissionais entrevistados; determina uma categoria nuclear que emerge da experiência dos profissionais entrevistados e possibilita o entendimento do fenômeno, denominada Ferramenta Estratégica de Relacionamento. Utiliza dados qualitativos que foram coletados e analisados simultaneamente, conforme sugere a metodologia escolhida. Considerada projeto de pequena escala, conclui que a importância quantitativa dos sites de redes sociais tem diminuído, sendo substituída por valores ligados ao conteúdo e à Reputação; há um otimismo relacionado ao potencial da ferramenta; a promoção de relacionamento com públicos distintos é o principal papel atribuído a este tipo de site; os clientes dos entrevistados possuem papel fundamental na assimilação da ferramenta, considerada experimental. Contribui também com a categorização dos dados, que podem servir de base para novos estudos sobre o assunto, uma vez que confere uma estrutura de conceitos para um fenômeno em andamento, que reflete a relação entre gestão, ciência e tecnologia.

• Palavras-chave: Sites de redes sociais. Comunicação. Informação.

This exploratory research uses Grounded Theory for structuring data analysis with the aim to study how these professionals see the role and acceptance of social networking sites in providing information due to the work of professionals of communication. It characterizes social networking sites by discussing them as communication and information phenomena; describes the experience and the meaning that interviewed professionals give to them; determines a nuclear category built from the professionals' experiences and makes feasible the understanding of the phenomena, named Relationship Strategic Tool. This research uses qualitative data that were simultaneously collected and analyzed, as the methodology suggests. As a small-scale project, it concludes that the quantitative data importance of social networking sites is smaller and it has been replaced with other values such as content and reputation; that there is an optimism related to the tool ́s potential; that the promotion of relationship with different public is the main role of this kind of site; and that the costumers of the interviewed professionals have a fundamental role on the tool ́s assimilation, considered experimental. This research contributes with the data categorization that can be the starting point of new researches, as it gives a conceptual structure for a phenomena that is undergoing and reflects the relation between management, science and technology.

• Keywords: Social networking sites. Communication. Information.