REDES SOCIAIS COMO PROPOSTA PARA AMPLIFICAR A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES INOVADORAS

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  • Autor: Souza, Leandro Henrique de
  • Nome completo: LEANDRO HENRIQUE DE SOUZA
  • Data de defesa: Segunda, 10 Maio 2010
  • Imprenta: 2010, UFPR, Curitiba-PR
  • Orientador: Dr. Newton Correa Castilho Jr.
  • Banca examinadora: Presidente: Dr. Newton Correa Castilho Jr. Membro: Dra. Maria do Carmo D. Freitas. Membro: Dr. Eduardo Henrique Diniz.
  • Resumo:

     

    A criação do conhecimento é fundamental para as empresas que buscam na inovação um diferencial competitivo. Este trabalho propõe o uso estratégico de Redes Sociais para amplificar a criação do conhecimento que facilite o exercício da inovação. O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira etapa um estudo exploratório e qualitativo mobilizou um levantamento bibliográfico nas temáticas: estratégia organizacional, inovação, criação do conhecimento e mídias sociais, esta última, com foco em mídias colaborativas, sobretudo, redes sociais. A segunda etapa, descritiva e qualitativa, verificou por meio de uma pesquisa survey a percepção dos colaboradores de duas empresas de base tecnológica quanto ao uso de redes sociais como uma possível ferramenta na amplificação da criação do conhecimento e a predisposição destes em compartilhar informações e conhecimento através de ferramentas colaborativas. Este estudo contribui com a área de conhecimento da Ciência e Gestão da Informação para o entendimento de como as mudanças contextuais ocorridas nos últimos anos e emergência de novas mídias e tecnologias podem contribuir para a criação do conhecimento. Para as empresas, espera-se com esse estudo que possam repensar a estratégia organizacional, integrando a criação do conhecimento, como base para o exercício da inovação e consigam amplificar este processo através de redes sociais.

  • Palavras-chave: Redes Sociais, Criação do Conhecimento, Inovação, Estratégia Organizacional;
  • Abstract:

     

    The knowledge creation is essential for companies seeking a competitive edge through innovation. This paper proposes the use of social networks to amplify knowledge creation, aligned to organizational strategy, which facilitates the pursuit of innovation. The study was conducted in two stages. In the first step an exploratory qualitative study mobilized a bibliography on these subjects: organizational strategy, innovation, knowledge creation and social media, the latter with a focus on collaborative media, especially social networks. This content was confronted in a questionnaire administered to ten experts. The script was built using as a basis the variables found in the literature and aimed to investigate the appropriateness of language and level of understanding of the interviewees on the terms used in the theoretical concepts in order to justify a larger study in the second stage of the study. The second step, descriptive and quantitative, verified through a survey the perceptions of employees of two companies regarding the use of social networks as a possible tool in the amplification of the creation of knowledge and willingness to share their information and knowledge through collaborative tools. This study contributes to the knowledge area of Science and Information Science for the understanding of how contextual changes have occurred in recent years and the emergence of new media and technologies can contribute to knowledge creation. For businesses, it is hoped that this study might rethink the organizational strategy, integrating the creation of knowledge as a basis for the pursuit of innovation and be able to amplify this process through social networks.

  • Keywords: Social Networks, Innovation, Knowledge Creation, Strategy;
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