Contato

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Telefone: (41) 3360-4191

Endereço: Universidade Federal do Paraná - Campus III, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, 1º Andar, Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Jardim Botânico, Curitiba/PR - Brasil. CEP: 80210-170.

 

 

Perguntas e Respostas - FAQ

Coordenação e Secretaria

Coordenação do Programa

Maria do Carmo Duarte Freitas (coordenador)

Glauco Gomes de Menezes (vice-coordenador)

 

Representantes discentes doutorado

Flávia Roberta Fernandes (titular)

André José Ribeiro Guimarães (vice)

 

Representantes discentes mestrado

Rafaela Wille de Aguiar (titular)

Leticia Batista Taborda (vice)

 

Secretaria do Curso

Horário de atendimento: 07h40 às 16h40

Telefone: (41) 3360-4191

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Ouvidoria UFPR

 

Área de concentração

A Área de Concentração, Gestão da Informação e do Conhecimento, congrega pesquisas que aplicam os princípios gerenciais ligados à coleta, tratamento, análise, disseminação e uso da informação e do conhecimento em diferentes organizações como fator estratégico determinante na concepção e melhoria de processos, produtos e serviços.

 

Linhas de Pesquisa

1- Informação, conhecimento e estratégia

Aborda o papel da informação e do conhecimento como elementos de aprendizagem, visando o tratamento de insumos informacionais e do conhecimento destinados à tomada de decisões nas organizações.

Coordenação da linha 1: Edelvino Razzolini Filho

 

2- Informação, tecnologia e gestão

Estuda a informação e a tecnologia como fatores determinantes da efetividade gerencial. As investigações são dirigidas para o desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas com vistas à transformação da informação em insumo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de Informação, Tecnologia e Gestão.

Coordenação da linha 2: Denise Fukumi Tsunoda

 

Docentes

 

Docente (linha de pesquisa)CurrículoUniversidade
     
Cícero Aparecido Bezerra (Linha 2)
 
Análise Quantitativa de Dados
Sistemas de Informação
Gestão da inovação e do conhecimento

Lattes

UFPR
Deborah Ribeiro Carvalho (Linha 2) 
 

Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados  
Informática Médica

Lattes

PUCPR

Denise Fukumi Tsunoda (Linha 2)
 
Mineração de dados 
Algoritmos genéticos 
Programação genética 
Recuperação da informação

Lattes

UFPR
Edelvino Razzolini Filho (Linha 1)
 
Informação para Processos de Tomada de Decisão
Tomada de Decisão em qualquer abordagem comportamental
Aspectos que interferem no processo de tomada de decisão, por exemplo: Decisão e os níveis organizacionais; Decisão e a sustentabilidade; Decisão e Sistemas de Informação; Decisão e Monitoramento Informacional; Decisão e aspectos éticos
Gestão da Informação
Ambiente Informacional e Estratégia

Lattes

UFPR 
Edson Ronaldo Guarido Filho (Linha 1)
 
Institucionalismo Organizacional
Sociologia da Ciência
Análises Cientométricas 
Teoria das Organizações

Lattes

UFPR
Egon Walter Wildauer (Linha 2)
 
Sistemas de Produção, Informação e TI 
Modelagem de Produção com suporte de TI 
TI na Qualidade e Produtividade 
Uso e Aplicação de TI

Lattes

UFPR

Glauco Gomes de Menezes (Linha 1)

Tecnologia Educacional
Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Teoria da Atividade e Comunidades de Prática

Lattes

UFPR

Guilherme Francisco Frederico (Linha 1)

 
Papel da Gestão da Informação na Maturidade da Gestão da Cadeia de Suprimentos
Indústria 4.0 e Digitalização como imperativos da nova era das Cadeias de Suprimentos e seus requisitos de maturidade
Gestão do Conhecimento em Cadeia de Suprimentos e Operações
Cadeias de Suprimentos Enxutas - aplicações do Lean thinking
Práticas dos Fluxos e Elementos Informacionais de Maturidade em Cadeias de Suprimentos

Lattes

UFPR 
Helena de Fátima Nunes Silva (Linha 1)
 
Gestão do Conhecimento
Gestão da Informação 
Inteligência Organizacional

Lattes

UFPR

José Simão de Paula Pinto (Linha 2)
 
Probeware
Informática médica e sistemas cognitivos 
Integração de sistemas, aplicações e bancos de dados
Gestão de projetos e de TI e tecnologias para GI e GC 
Digital forensics

Lattes

UFPR
     
Maria do Carmo Duarte Freitas (Linha 1)
 
Demandas, metodologias e Fluxo de Informação organizacional - Lean Office
Gestão do conhecimento e da Informação para aprendizagem
Educação corporativa e formação de competências
Produtos e serviços de informação inovadores para educação
Economia criativa

Lattes

UFPR
     
Ricardo Mendes Junior (Linha 2)
 
Gestão de projetos
Engenharia do conhecimento e informação
Análise de dados e dados abertos
Crowd sourcing
Aprendizagem de máquina (machine learning)
City information modeling

Lattes

UFPR
Rodrigo Eduardo Botelho Francisco (Linha 1)
 
Informação e Comunicação
Comunicação Organizacional
Análise e Gestão de Conteúdos
Mídias e Redes Sociais
Mídia e Tecnologia
Netnografias
Curadoria Digital

 Lattes

UFPR

Veja o regulamento de credenciamento e recredenciamento de docentes: clique aqui.

Apresentação do curso

 

O Programa encontra-se alinhado ao contexto contemporâneo que exige, de indivíduos e organizações, competências voltadas para o trabalho com informação e conhecimento.

Como arcabouço para a construção desse domínio, impõe-se a construção de sinergias entre  a gestão da informação e do conhecimento como elementos essenciais nos processos de gestão organizacional.

A Área de Concentração, Gestão da Informação e do Conhecimento, congrega pesquisas que aplicam os princípios gerenciais ligados à coleta, tratamento, análise, disseminação e uso da informação e do conhecimento em diferentes organizações como fator estratégico determinante na concepção e melhoria de processos, produtos e serviços.

O curso foi criado em 2008 e é recomendado pela CAPES tendo obtido conceito 4 na última avaliação quadrienal (2013-2016). Na CAPES nosso curso é avaliado na área Interdisciplinar, Câmara III. Para ver os indicadores, clique aqui.

 

 

Bolsas

O Programa dispõe de bolsas - limitadas - para alunos que não tenham vínculo empregatício, as quais são distribuídas segundo critério de mérito (classificação no processo seletivo); temos alunos que possuem bolsas OEA ou de agências estrangeiras. A solicitação de bolsas não garantirá seu recebimento, já que a quantidade é limitada.

 

 

Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DE AMBAS AS LINHAS 

GINF- 7019 METODOLOGIA DA PESQUISA (obrigatória apenas para o mestrado)
GINF- 7000 ANÁLISE DE DADOS (obrigatória apenas para o mestrado)
GINF- 7027 SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO
GINF- 7020 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (obrigatória apenas para o doutorado)
GINF- 7029 SEMINÁRIOS DE TESE

DISCIPLINAS OPTATIVAS DE AMBAS AS LINHAS  

GINF- 7025 REDAÇÃO CIENTÍFICA
GINF- 7021 MÉTODOS QUALITATIVOS DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
GINF- 7022 MÉTRICAS E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO
GINF- 7024 MODELOS E MÉTODOS QUANTITATIVOS
GINF- 7028 SEMINÁRIO TEMÁTICO
GINF- 7032 TÓPICOS EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO
GINF- 7036 VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

DISCIPLINAS DA LINHA 1 – Informação, Conhecimento e Estratégia (ICE)

GINF- 7002 COGNIÇÃO E PENSAMENTO HUMANO
GINF- 7004 DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
GINF- 7005 ECONOMIA, POLÍTICA E ÉTICA EM INFORMAÇÃO
GINF- 7010 GESTÃO DO CONHECIMENTO
GINF- 7012 INFORMAÇÃO E APRENDIZAGEM
GINF- 7013 INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS
GINF- 7014 INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
GINF- 7015 INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
GINF- 7016 INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
GINF- 7030 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
GINF- 7026 REDES SOCIAIS E DE INFORMAÇÃO
GINF- 7033 TÓPICOS EM INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO
GINF- 7034 TÓPICOS EM PRODUTOS E SERVIÇOS INFORMACIONAIS

DISCIPLINAS DA LINHA 2 – Informação, Tecnologia e Gestão (ITG)

GINF- 7001 ANÁLISE DE DECISÃO
GINF- 7003 DESCOBERTA DE CONHECIMENTO EM BASE DE DADOS
GINF- 7007 GERÊNCIA DE PROJETOS
GINF- 7008 GESTÃO DE DADOS
GINF- 7009 GESTÃO DE PROCESSOS
GINF- 7011 GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
GINF- 7017 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À GESTÃO
GINF- 7018 INTELIGÊNCIA COLETIVA

GINF- 7023 MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GINF- 7031 SISTEMAS DE BUSCA E RECUPERAÇÃO INFORMACIONAL
GINF- 7035 TÓPICOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

Créditos para a conclusão do curso

 
Conforme regulamento da UFPR cada crédito corresponde a 15h/aula, independentemente de serem teóricas, práticas ou de orientação.
 
Conforme regulamento do Programa:
 

O número mínimo de créditos em disciplinas requeridos é de 18 (dezoito) para o Mestrado e de 36 (trinta e seis) para o Doutorado.  Para o cálculo do total de créditos dos cursos, incluir-se-ão as aulas teóricas, práticas, teórico-práticos, atividades definidas como trabalhos acadêmicos, estágios orientados ou supervisionados e trabalhos de conclusão.

A disciplina de Metodologia Científica será integralizada no histórico escolar do aluno com 3 (três) créditos, porém os mesmos não serão computados internamente nos 18 créditos mínimos para o Mestrado e nos 36 (quarenta e oito) exigidos para o Doutorado.

A disciplina de Estágio em Docência, vale 2 (dois) créditos e corresponde a 30h (trinta horas) de atividades a ser realizada em curso de graduação, é obrigatória a todos os alunos independentemente de serem ou não bolsistas e deverá ser realizada sob a supervisão do Professor Orientador, ou, excepcionalmente, com autorização do Orientador, por outro Professor, que possua no mínimo título de Mestre em área correlata à do Programa.

Regulamento e história do curso

Regulamento da Pós-Graduação na UFPR: Resolução CEPE-32/17.

Regimento Interno do PPGGI: Clique aqui.

Portaria 10/2018 com Regulamentação de Defesas: Clique aqui.

Portaria com o elenco das disciplinas do programa: Clique aqui.

Regulamento e termo de uso dos laboratórios (para concessão da chave): Clique aqui.

Documento de área para avaliação quadrienal: Clique aqui.

Credencial e conceito CAPES

O curso foi criado em 2008 e é recomendado pela CAPES, tendo obtido conceito 3 em sua primeira avaliação (Triênio 2007-2009) e nota 4, atual, em sua última avaliação quadrienal (2013-2016). Na CAPES nosso curso é avaliado na área Interdisciplinar, Câmara III. Para ver os indicadores, clique aqui.

FAQ

Perguntas Frequentes

 

Informações do processo seletivo

 

P: Como funciona o processo seletivo para o Mestrado/Doutorado?

R: O processo é regido por Edital próprio, sendo obrigatório para a seleção o teste ANPAD ou POSCOMP com escore mínimo definido no Edital. Os selecionados a partir da nota do teste serão convocados à entrega de documentos, projeto de pesquisa e, se tudo estiver em ordem, entrevista.

 

P: Posso realizar a pesquisa que eu quiser?

R: Não, o programa oferece duas linhas de pesquisa, e todas as pesquisas realizadas devem adequar-se a uma delas. Também deverá estar dentro do interesse/ competência dos docentes orientadores.

 

P: Como deve ser o projeto de pesquisa?

R: Deverá ser desenvolvido dentro das normas ABNT para apresentação de projetos. O programa não fornece um modelo, a escolha da forma e estrutura do conteúdo fazem parte da avaliação do projeto. Deverá descrever pesquisa a ser realizada dentro da área de concentração do Programa, de suas linhas de pesquisa e, necessariamente, estar dentro das áreas de interesse dos docentes do Programa.

 

P: Posso entrar em contato com os docentes para tirar dúvidas de meu projeto?

R: Não. Por decisão do colegiado os docentes não devem orientar a elaboração de projetos. A coordenação poderá esclarecer quanto à viabilidade/ adequação do projeto.

 

P: Quantas páginas deve ter meu projeto de pesquisa?

R: O importante não é o número de páginas, mas sim o conteúdo do projeto, sua estruturação e redação científica com referências (bibliográficas) segundo a norma ABNT atual. Procure limitar em 10 páginas, ou menos.

 

P: Quero fazer uma pesquisa em Ciência da Informação; é possível?

R: Exclusivamente nesta área, não. Nosso Mestrado/Doutorado é Interdisciplinar, o que não significa que atuemos em várias áreas ao mesmo tempo. As pesquisas não podem se concentrar em uma única área do conhecimento. Consulte nossas linhas de pesquisa e interesses de orientação.

 

P: Quero fazer uma pesquisa em Ciência da Administração; é possível?

R: Exclusivamente nesta área, não. Nosso Mestrado/Doutorado é Interdisciplinar, o que não significa que atuemos em várias áreas ao mesmo tempo. As pesquisas não podem se concentrar em uma única área do conhecimento. Consulte nossas linhas de pesquisa e interesses de orientação.

 

P: Quero fazer uma pesquisa em Ciência da Computação. É possível?

R: Exclusivamente nesta área, não. Nosso Mestrado/Doutorado é Interdisciplinar, o que não significa que atuemos em várias áreas ao mesmo tempo. As pesquisas não podem se concentrar em uma única área do conhecimento. Consulte nossas linhas de pesquisa e interesses de orientação.

 

P: Há garantia de que se eu entrar no curso desenvolverei exatamente o projeto que propus na seleção?

R: Não. O projeto poderá ser modificado pelo orientador ao longo do processo ensino-aprendizagem-pesquisa. Não é incomum que os projetos sejam ajustados ou mesmo mudem bastante. A mudança do projeto pode ser, inclusive, condição para sua aceitação no Programa.

 

Informações gerais

 

P: Qual o custo do curso?

R: O curso é gratuito.

 

P: Seu curso de Mestrado/Doutorado é reconhecido pela CAPES?

R: Sim, com nota 4 no triênio 2010-2012. O curso foi criado em 2008 e é recomendado pela CAPES, tendo obtido conceito 3 em sua primeira avaliação (Triênio 2007-2009) e nota 4, atual, em sua última avaliação (Triênio 2013-2016). Na CAPES nosso curso é avaliado na área Interdisciplinar, Câmara III. Para ver os indicadores, clique aqui. 

 

P: A que área de conhecimento pertence ou está vinculado o curso?

R: Interdisciplinar, sub-câmara de Engenharia, Tecnologia e Gestão.

 

P: Vocês possuem curso de Especialização?

R: O Departamento de Ciência e Gestão da Informação, DECIGI, do qual este Programa é originário, ministra a especialização em Engenharia de Software para Mercados Internacionais.

 

P: O curso de Mestrado/Doutorado é em regime presencial ou EAD?

R: Presencial.

 

P: Qual o horário das aulas/ atividades de presença; obrigatórias?

R: Dias da semana e horários variam de semestre para semestre, em função da disponibilidade dos professores, laboratórios e salas de aulas. Em geral, as disciplinas são concentradas em um período (por exemplo terça de tarde ou quinta de manhã). 

 

P: O curso de Mestrado/Doutorado possui atividades online?

R: Sim, várias disciplinas possuem atividades no ambiente Moodle de nosso Departamento Didático e no ambiente Institucional. Porém, ressaltamos que os cursos são essencialmente presenciais.

 

P: Terei direito a uma bolsa de estudos?

R: O aluno regular do Programa poderá solicitar bolsa de estudos. Há limite no número de bolsas que o Programa recebe e não existe garantia de recebimento uma vez realizada a solicitação. As bolsas são distribuídas conforme o desempenho do aluno, segundo critérios definidos pela comissão de bolsas, formada pelo vice-coordenador do Programa e pelo representante dos alunos.

 

P: O curso possui laboratórios e áreas de estudo para seus alunos?

R: Sim. A partir do terceiro trimestre de 2012 temos à disposição de nossos alunos e professores laboratório próprio, constando de três áreas: laboratório para aulas e acesso à Internet; laboratório de servidores e pesquisas em produtos de software/TI; área de estudos com rede sem fio, para desenvolvimento de trabalhos em grupo e individuais. O espaço possui ainda pequena área de copa com frigobar para uso dos alunos, em especial bolsistas.

 

P: O que é um "aluno especial"?

R: Trata-se do aluno que frequenta aulas em uma ou mais (limitado a três) disciplinas sem ser aluno regular do curso. Também é chamado de aluno não regular. O número de vagas oferecidas a alunos não regulares limita-se a 30% da oferta para alunos regulares. Nem todos os professores/ todas as disciplinas aceitam alunos nesta condição. 

 

P: Existe regulamento específico para este curso?

R: Sim. Todos os cursos seguem a Resolução CEPE-32/17 e possuem, ainda, regulamentos próprios. Além disso, sujeitam-se às normas da CAPES.

 

P: Qual deverá ser minha dedicação?

R: Se bolsista, 40h. Caso contrário espera-se ao menos 20h dedicadas a estudos e pesquisas, não necessariamente todas presenciais. Alunos que não se dediquem ao curso da forma esperada, ou não cumpram as tarefas a eles determinadas, ou que não compareçam às reuniões de orientação serão desligados!

 

P: Posso continuar trabalhando e fazer o curso assim mesmo?

R: Desde que sejam cumpridas as cargas horárias em disciplinas, não existem impedimentos. Espera-se que o aluno dedique ao menos 20h de sua semana para estudos, entre aulas e atividades de pesquisa/ estudos. Quem possui vínculo empregatício não pode receber bolsa de estudos. Alunos que não se dediquem ao curso da forma esperada, ou não cumpram as tarefas a eles determinadas, ou que não compareçam às reuniões de orientação serão desligados!

 

P: "Programa" e "Curso" que são citados nesta página e nos regulamentos são a mesma coisa?

R: O Programa é mais amplo e compreende atividades de pesquisa, ensino e extensão, podendo englobar cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado.

Formulários off-line

Agendamento de Qualificação

Agendamento de Defesa

Formulário de inscrição para alunos não regulares:

(1) estudante oriundo de outros Programas de Pós-graduação Stricto Sensu.
(2) estudante do último ano, ou semestre de cursos de graduação da UFPR que têm a recomendação do professor orientador de iniciação científica.

Formulário de inscrição para alunos não regulares - externos à UFPR/ especiais:

(1) Graduados não vinculados a nenhum outro curso Stricto Sensu.

Requerimento de Prorrogação do Curso

Requerimento de Trancamento do Curso

Solicitação de cancelamento de matrícula em disciplinas.

Solicitação de equivalência

Solicitação de aproveitamento  de Créditos

 

Estágio Pós-Doutoral Processo Seletivo

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL (SEM BOLSA)

O Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná – PPGGI torna público o regulamento do processo seletivo para Pós-Doutorado, sem bolsa.

EDITAL EM FLUXO CONTINUO Nº 02/2018 - PPGGI : Clique Aqui

Edital 09/2018 - Processo Seletivo Estágio Pós-Doutoral 2018 / Resultado preliminar das inscrições: Clique Aqui

Edital 10/2018 - Processo Seletivo Estágio Pós-Doutoral 2018 / Resultado Final: Clique Aqui

Edital 25/2018 - Processo Seletivo Estágio Pós-Doutoral 2018 / A Comissão do processo seletivo referente ao EDITAL EM FLUXO CONTINUO Nº 02/2018 - PPGGI, torna público o resultado preliminar das inscrições de novembro/18. Clique Aqui

 

 

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