FAQ

Perguntas Frequentes

 

Informações do processo seletivo

 

P: Como funciona o processo seletivo para o Mestrado/Doutorado?

R: O processo é regido por Edital próprio, sendo obrigatório para a seleção o teste ANPAD ou POSCOMP com escore mínimo definido no Edital. Os selecionados a partir da nota do teste serão convocados à entrega de documentos, projeto de pesquisa e, se tudo estiver em ordem, entrevista.

 

P: Posso realizar a pesquisa que eu quiser?

R: Não, o programa oferece duas linhas de pesquisa, e todas as pesquisas realizadas devem adequar-se a uma delas. Também deverá estar dentro do interesse/ competência dos docentes orientadores.

 

P: Como deve ser o projeto de pesquisa?

R: Deverá ser desenvolvido dentro das normas ABNT para apresentação de projetos. O programa não fornece um modelo, a escolha da forma e estrutura do conteúdo fazem parte da avaliação do projeto. Deverá descrever pesquisa a ser realizada dentro da área de concentração do Programa, de suas linhas de pesquisa e, necessariamente, estar dentro das áreas de interesse dos docentes do Programa.

 

P: Posso entrar em contato com os docentes para tirar dúvidas de meu projeto?

R: Não. Por decisão do colegiado os docentes não devem orientar a elaboração de projetos. A coordenação poderá esclarecer quanto à viabilidade/ adequação do projeto.

 

P: Quantas páginas deve ter meu projeto de pesquisa?

R: O importante não é o número de páginas, mas sim o conteúdo do projeto, sua estruturação e redação científica com referências (bibliográficas) segundo a norma ABNT atual. Procure limitar em 10 páginas, ou menos.

 

P: Quero fazer uma pesquisa em Ciência da Informação; é possível?

R: Exclusivamente nesta área, não. Nosso Mestrado/Doutorado é Interdisciplinar, o que não significa que atuemos em várias áreas ao mesmo tempo. As pesquisas não podem se concentrar em uma única área do conhecimento. Consulte nossas linhas de pesquisa e interesses de orientação.

 

P: Quero fazer uma pesquisa em Ciência da Administração; é possível?

R: Exclusivamente nesta área, não. Nosso Mestrado/Doutorado é Interdisciplinar, o que não significa que atuemos em várias áreas ao mesmo tempo. As pesquisas não podem se concentrar em uma única área do conhecimento. Consulte nossas linhas de pesquisa e interesses de orientação.

 

P: Quero fazer uma pesquisa em Ciência da Computação. É possível?

R: Exclusivamente nesta área, não. Nosso Mestrado/Doutorado é Interdisciplinar, o que não significa que atuemos em várias áreas ao mesmo tempo. As pesquisas não podem se concentrar em uma única área do conhecimento. Consulte nossas linhas de pesquisa e interesses de orientação.

 

P: Há garantia de que se eu entrar no curso desenvolverei exatamente o projeto que propus na seleção?

R: Não. O projeto poderá ser modificado pelo orientador ao longo do processo ensino-aprendizagem-pesquisa. Não é incomum que os projetos sejam ajustados ou mesmo mudem bastante. A mudança do projeto pode ser, inclusive, condição para sua aceitação no Programa.

 

Informações gerais

 

P: Qual o custo do curso?

R: O curso é gratuito.

 

P: Seu curso de Mestrado/Doutorado é reconhecido pela CAPES?

R: Sim, com nota 4 no triênio 2010-2012. O curso foi criado em 2008 e é recomendado pela CAPES, tendo obtido conceito 3 em sua primeira avaliação (Triênio 2007-2009) e nota 4, atual, em sua última avaliação (Triênio 2013-2016). Na CAPES nosso curso é avaliado na área Interdisciplinar, Câmara III. Para ver os indicadores, clique aqui. 

 

P: A que área de conhecimento pertence ou está vinculado o curso?

R: Interdisciplinar, sub-câmara de Engenharia, Tecnologia e Gestão.

 

P: Vocês possuem curso de Especialização?

R: O Departamento de Ciência e Gestão da Informação, DECIGI, do qual este Programa é originário, ministra a especialização em Engenharia de Software para Mercados Internacionais.

 

P: O curso de Mestrado/Doutorado é em regime presencial ou EAD?

R: Presencial.

 

P: Qual o horário das aulas/ atividades de presença; obrigatórias?

R: Dias da semana e horários variam de semestre para semestre, em função da disponibilidade dos professores, laboratórios e salas de aulas. Em geral, as disciplinas são concentradas em um período (por exemplo terça de tarde ou quinta de manhã). 

 

P: O curso de Mestrado/Doutorado possui atividades online?

R: Sim, várias disciplinas possuem atividades no ambiente Moodle de nosso Departamento Didático e no ambiente Institucional. Porém, ressaltamos que os cursos são essencialmente presenciais.

 

P: Terei direito a uma bolsa de estudos?

R: O aluno regular do Programa poderá solicitar bolsa de estudos. Há limite no número de bolsas que o Programa recebe e não existe garantia de recebimento uma vez realizada a solicitação. As bolsas são distribuídas conforme o desempenho do aluno, segundo critérios definidos pela comissão de bolsas, formada pelo vice-coordenador do Programa e pelo representante dos alunos.

 

P: O curso possui laboratórios e áreas de estudo para seus alunos?

R: Sim. A partir do terceiro trimestre de 2012 temos à disposição de nossos alunos e professores laboratório próprio, constando de três áreas: laboratório para aulas e acesso à Internet; laboratório de servidores e pesquisas em produtos de software/TI; área de estudos com rede sem fio, para desenvolvimento de trabalhos em grupo e individuais. O espaço possui ainda pequena área de copa com frigobar para uso dos alunos, em especial bolsistas.

 

P: O que é um "aluno especial"?

R: Trata-se do aluno que frequenta aulas em uma ou mais (limitado a três) disciplinas sem ser aluno regular do curso. Também é chamado de aluno não regular. O número de vagas oferecidas a alunos não regulares limita-se a 30% da oferta para alunos regulares. Nem todos os professores/ todas as disciplinas aceitam alunos nesta condição. 

 

P: Existe regulamento específico para este curso?

R: Sim. Todos os cursos seguem a Resolução CEPE-32/17 e possuem, ainda, regulamentos próprios. Além disso, sujeitam-se às normas da CAPES.

 

P: Qual deverá ser minha dedicação?

R: Se bolsista, 40h. Caso contrário espera-se ao menos 20h dedicadas a estudos e pesquisas, não necessariamente todas presenciais. Alunos que não se dediquem ao curso da forma esperada, ou não cumpram as tarefas a eles determinadas, ou que não compareçam às reuniões de orientação serão desligados!

 

P: Posso continuar trabalhando e fazer o curso assim mesmo?

R: Desde que sejam cumpridas as cargas horárias em disciplinas, não existem impedimentos. Espera-se que o aluno dedique ao menos 20h de sua semana para estudos, entre aulas e atividades de pesquisa/ estudos. Quem possui vínculo empregatício não pode receber bolsa de estudos. Alunos que não se dediquem ao curso da forma esperada, ou não cumpram as tarefas a eles determinadas, ou que não compareçam às reuniões de orientação serão desligados!

 

P: "Programa" e "Curso" que são citados nesta página e nos regulamentos são a mesma coisa?

R: O Programa é mais amplo e compreende atividades de pesquisa, ensino e extensão, podendo englobar cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado.

Curta nossa Fan Page

Linguagem do site

 

Fale conosco: (41) 3360-4191
Localização:Localização através do Gogle Maps  
  • Facebook do Mestrado PPGCGTI
  • Twitter: PPGCGTI
© 2013 Francisco Soares - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Campus III, Jardim Botânico - Curitiba - Paraná - Brasil.